50 anos | Missão Tripulada Apollo 15

Numa sessão a decorrer nas Noites no Pátio do Museu, na Reitoria da U. Porto, a 5 de Agosto, às 21:00, 50 anos após a quarta visita ao nosso satélite natural – conseguindo vencer os desafios de duração de permanência e da distância na superfície da Lua (com  a utilização pela primeira vez do Veículo Explorador Lunar) –, teremos numa conversa com Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space) conduzida "em órbita" por Alexandre Cabral (líder do Grupo de Instrumentação e Sistemas do IA).

«Enquanto estou aqui nas maravilhas do desconhecido em Hadley, eu meio que percebo que há uma verdade fundamental na nossa natureza. O homem deve explorar. E esta é a exploração no seu auge.»
      — David R. Scott ao pisar pela primeira vez a Lua

50 anos depois de a Humanidade ter saído do seu berço, ainda faltarão alguns para que volte a aventurar-se por outras paragens. A celebração do cinquentenário da chegada da Humanidade ao mais próximo astro do nosso Sistema Solar, levanta-nos ainda muitas questões sobre as nossas aspirações, sonhos e o modo como olhamos para nós e para o nosso planeta, simultaneamente, berço e casa.

Para esta missão conjunta, os "nossos dois astronautas" terão que vencer uma distância cerca de 7000 vezes inferior aos da Apollo 15, para poderem pousar, presencialmente, na Reitoria da U. do Porto, para conversarem sobre os desafios espaciais assumidos pela primeira vez por Portugal, bem como a singular participação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO).

«A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space é uma organização criada pelo Governo português para implementar a Estratégia Nacional para o Espaço, Portugal Espaço 2030.

Agência tem como principal objetivo promover e fortalecer o ecossistema e a cadeia de valor do setor espacial em Portugal, para benefício da sociedade e da economia nacional e internacional, agindo como uma unidade de negócio e desenvolvimento para universidades, institutos de investigação e empresas, tal como determinado pela estratégia nacional Portugal Espaço 2030, aprovada em 2018.

A Agência Espacial Nacional coordena a participação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA) e também aconselha o governo português sobre as contribuições e subscrições feitas à ESA. Em colaboração com a FCT, a Portugal Space gere os fundos da ESA e do Observatório Europeu do Sul (ESO) e representa Portugal nestas organizações internacionais, tal como no recém-criado Conselho de Administração do Telescópio Solar Europeu (EST). A Portugal Space é ainda a representante nacional de Portugal na Comissão Europeia para assuntos relacionados com o Espaço, nomeadamente o Programa Espacial Europeu (Copernicus, Galileo, GOVSATCOM, SSA) e Horizon Europe e tem assento no Conselho de Administração da GSA (futura EUSPA).»

Apollo 15 – 30 de Julho, 1971
Alunagem 22h16min29s UTC (+1h Lisboa) | Hadley–Apennine
David R. Scott e James Irwin (com Alfred Worden em órbita lunar)
3 atividades extraveiculares com 6h32m42s + 7h12m14s + 4h49m50s de duração, recolhendo 77 kg de amostras
Missão: 26 Jul. 1971, 13h34min00s UTC (+1h Lisboa) a 7 Ago. 1971, 20h45min53s UTC (+1h Lisboa); Duração total: 12dias, 7h e 12m

Ricardo Conde Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da direcção e cerca de um ano depois foi nomeado presidente da Agência Espacial Nacional – Portugal Space. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.

Alexandre Cabral Líder do grupo de Instrumentação Astronómica e Sistemas do IA. Investigação e desenvolvimento nas áreas de instrumentação óptica para a astronomia, metrologia óptica para instrumentação espacial e holografia e ópticas difrativas para aplicações de segurança. Dentro destas áreas, a atividade tem sido focada na concepção, implementação e teste de sistemas ópticos para aplicações espaciais e astronomia (ESO, ESA).

>  A entrada é livre. Para reservar bilhetes procure o evento AQUI.

>  Consultar programação completa (e em atualização) do ciclo em: www.planetario.up.pt/50AnosApollo

>  Ligação para o evento do Facebook: www.facebook.com/events/786607572029758

LogoUPortoLogoCasaComumLogoPlanetarioLogoIA

Local: Noites no Pátio do Museu, Reitoria da Universidade do Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto