Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25h

Destinatários: Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-escolar (grupos 100 e 110)

N.º máximo de participantes: 25

Entidade formadora: Centro de Formação Ciência Viva

Calendarização e conteúdos (as sessões serão remotas síncronas e assíncronas).

Qui. 1 Abr. 09:00–14:00: "Apresentação da ação" e "Aspetos físicos do meio"

Sáb. 10 Abr. 09:00–14:00; 14:00–16:30: "Uma viagem pelo Sistema Solar" & "Luz e escuridão"

Sáb. 17 Abr. 09:00–14:00; 14:00–16:30: "A matemática no dia-a-dia" & "Planificação de atividade"

Sáb. 29 Mai. 14:00–19:00: "Apresentação dos trabalhos finais dos formandos"

Local de Formação

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (em momentos remotos síncronos e assíncronos)

– Valorização do desenvolvimento profissional do professor.

– Valorização da formação a nível do ensino experimental das ciências.

– Valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. Em cada uma das sessões, a componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte a meios audiovisuais, irá alternar com uma componente prática, na qual os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, assim como fichas de trabalho para as atividades experimentais. Uma parte da penúltima sessão será dedicada à elaboração de uma atividade que deverá ser aplicada pelos formandos em sala de aula. A última sessão será dedicada à apresentação dos trabalhos efetuados pelos formandos na sala de aula e às suas reflexões pessoais sobre a aprendizagem dos alunos.

Formadores

Filipe Pires – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O processo de avaliação irá incidir sobre:

– Realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/unidade escolhido a ser implementado em sala de aula;

– Partilha da experiência (última sessão) com eventual recurso a PowerPoint ou equivalente;

– Relatório escrito com uma reflexão acerca da atividade desenvolvida com os alunos, das sessões de formação e do contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional;

– Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.

> Clique AQUI.

Local: Planetário do Porto – Centro Ciêcia Viva

2021-04-01 - 09:00
2021-05-29 - 19:00