IAstro Júnior – Mistérios dos Sistemas Planetários

A segunda edição do projeto IAstro Júnior, a decorrer durante 2018, tem como mote “Mistérios do Espaço“. A terceira sessão, com o título “Mistérios dos Sistemas Planetários“,  vai realizar-se no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, já no dia 14 de abril, pelas 18h00.

Sabias que a maior parte das estrelas na nossa Galáxia têm planetas à sua volta?

 

Quantas estrelas terão planetas como a nossa Terra capazes de albergar vida?

 

Será que o desenvolvimento de novos telescópios e instrumentos científicos vai permitir responder a esta questão?

 

Nuno Santos, Susana Barros e Sérgio Sousa, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,  vão falar das recentes descobertas sobre Sistemas Planetários em que estão envolvidos, partilhar perguntas para as quais procuram resposta e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.

 

São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família!

 

Sábado, dia 14 de abril, às 18h00, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

 

Os investigadores do IA vão, igualmente, responder  às perguntas que forem, no final da sessão, deixadas por escrito em folhas cedidas para o efeito.  As perguntas e respostas serão posteriormente  publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

 

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.  A segunda edição IAstro Júnior conta também com o apoio da Rádio Miúdos.

 

 

Os investigadores:

Nuno Santos

Eu sou o Nuno Santos. Sou especialista no estudo e procura de exoplanetas, planetas que orbitam outras estrelas. Desde pequeno quis ser astrónomo. Sempre me fascinaram os mistérios do Universo: o que está longe, no espaço e no tempo. Durante parte da adolescência comecei por observar o céu como astrónomo amador: um par de binóculos e um pequeno telescópio (fabricado por mim) eram o suficiente sonhar. Depois decidi que queria levar o assunto mais a “sério”, e ingressei no curso de Física. Seguiu-se um mestrado e um doutoramento em Astronomia e Astrofísica. Terminados os estudos, tive então a oportunidade de construir em Portugal uma equipa que trabalha na pesquisa de exoplanetas.  Trabalhamos todos para um dia conseguir encontrar um outro planeta como a Terra, a orbitar um outro Sol, e talvez, talvez… Descobrir se nele não existirá vida! 

 

 

Susana Barros

Sou a Susana Barros e fiz a licenciatura em Física e Matemática Aplicada  na Universidade do Porto. De seguida fiz doutoramento em Física na Universidade de Warwick no Reino Unido. Depois comecei a procurar planetas fora do sistema solar primeiro como investigadora em Belfast no Reino Unido e depois em Marselha na Franca antes de voltar para Portugal. Agora faço investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e continuo a estudar novos planetas. No meu tempo livre gosto de ler e fazer yoga.

 

 

Sérgio Sousa

Sou o Sérgio Sousa e estudei Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto. Na mesma universidade fiz o mestrado e doutoramento em Astronomia. Quando era pequeno gostava de consolas e de histórias de ficção científica. Hoje sou astrofísico no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e trabalho da descoberta e caracterização de novos planetas fora do nosso sistema solar. E no meu tempo livre ainda gosto de jogar no computador.


As inscrições podem ser feitas aqui.



DETALHES
Local: Planetário do Porto

Dia: 2018-04-14
Hora de Inicio: 18:00
Hora de Fim: 19:30

Evento gratuito
Adicionar à minha agenda 2018-04-14 18:00 2018-04-14 19:30 Europe/Lisbon IAstro Júnior – Mistérios dos Sistemas Planetários

A segunda edição do projeto IAstro Júnior, a decorrer durante 2018, tem como mote “Mistérios do Espaço“. A terceira sessão, com o título “Mistérios dos Sistemas Planetários“,  vai realizar-se no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, já no dia 14 de abril, pelas 18h00.

Planetário do Porto 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva